terça-feira, 24 de julho de 2012

Para viajar no tempo...

A idéia de “viajar no tempo” talvez seja tão antiga quanto a humanidade. Quem não gostaria de voltar, em algum momento da vida, e rever alguém ou tentar mudar um fato do passado... Muitos autores de livros e diretores de filmes se inspiraram nesse tema e produziram belas obras.

No livro “A mulher do viajante no tempo”, de Audrey Niffenegger, a viagem no tempo é mostrada de um ângulo bem original. O personagem principal faz viagens temporais sem querer, tanto para o passado quanto para o futuro e isso interfere em seus relacionamentos. Henry tenta mudar alguns fatos do passado, mas não consegue. Ele também não consegue escolher para onde e quando será projetado.


Já no livro que é referência em viagem no tempo, “A máquina do tempo”, de H. G. Wells, o “viajante do tempo” cria uma máquina para se mover pela quarta dimensão, o tempo. O viajante vai para o ano 802.701 e descobre que os Elóis, remanescentes pacíficos dos humanos, estão sendo caçados e devorados pelos Morlock, uma raça subterrânea. Este livro foi escrito em 1895 e a partir dele dois filmes foram produzidos, um de 1960 e outro de 2002. A versão cinematográfica de 2002 incluiu um romance na história: o personagem principal tenta mudar o passado para salvar a vida da noiva, sem sucesso.


Mas no filme “De volta para o futuro”, de 1985, um adolescente volta para 1955 por acidente e sem querer, quase muda o futuro. Marty conhece seus futuros pais no colégio e acidentalmente faz sua futura mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty precisa então consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem.


O filme “O homem do futuro”, de 2010,é uma mistura de comédia e romance. O protagonista, Zero, aciona sem querer um equipamento acelerador de partículas e volta no tempo vinte anos. Ele tem então a chance de mudar o passado, fazendo com que o grande amor de sua vida não escape dele. Porém, quando volta ao presente percebe que ao manipular o passado ele mudou o presente para pior. Ele precisa então voltar ao passado e impedir ele mesmo de alterar o presente.


Outro filme com o argumento parecido, mas mais dramático, é “Efeito borboleta”, de 2004. Nesse filme, o personagem principal, vivido por Ashton Kutcher, viaja ao passado para impedir a morte da mulher amada. O problema é que cada mudança que ele faz no passado repercute em seu presente e futuro, nem sempre de uma boa forma. Para consertar a ordem das coisas, ele precisa voltar à infância.



Vou terminar essa postagem com o livro super-romântico “Em algum lugar do passado”. Esse livro virou um filme com o mesmo nome em português. O livro é de 1975 e o filme, de 1980. O ator principal do filme foi vivido por Christopher Reeve. Ele é Richard Collier, um jornalista e escritor teatral que ganha um relógio antigo de uma senhora que ele não conhecia. Ao ficar sabendo mais sobre a vida dela, descobre que ela era uma atriz e que teve um romance com um homem misterioso em 1896. Richard acredita que ele era esse homem, e por meio de auto-hipnose volta ao passado para viver uma história de amor com a jovem atriz. 


Há muitos outros livros e filmes interessantes com viagens no tempo. E vocês, de quais outras histórias se lembram? 

Boas leituras!

 

8 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Que máximo! De todos, só não vi "O homem do futuro". Amo esse tema!!!
Adorei o post Sandra, para quem tem pouco tempo para a leitura, essas sugestões de filmes com conteúdo interessante e criativo serão o máximo!
Bjs!

ALE DOSSENA disse...

Ah, lembrei! Tem um filme chamado Linha do Tempo com o Gerard Butler, que amei assistir!
Trata de um grupo que é enviado para o passado para buscar um cientista viajou no tempo mas ficou preso em meio a uma batalha medieval. Tem romance misturado, é lindo (além do Gerard) de se ver! rs
Bjs!!

Stella disse...

Oi Sandra, ótimo post! Viajar no tempo e espaço é realmente um sonho muito antigo e tentador, não acha??? rs
Obrigada por compartilhar conosco estas idéias de filmes!

Acredita que eu não li a maquina do tempo? Vou incluir na minha lista!

beijinhos
Stella

Paty Molina disse...

Sandra!!! Que post maravilhoso!!!Amei todas essas aventuras cinematográficas sobre viagens no tempo, a seleção ficou maravilhosa, parabéns querida!
bjkas da Paty

Rosana Garcia Hess disse...

adorei...queria ter uma máquina destas....de todos li e sou apaixonada pelo “Em algum lugar do passado” tenho o livro até hoje!
kisses
Rosana

Jaluza Scrap disse...

Post maravilhoso.
Apaixonante!!
Bjs

Aline Salmon disse...

Nossa!!!
Gente!!! Agora que eu reparei, eu li esse ultimo livro e vi o filme! Coisa mais linda esse livro!!! Amei amei!!! Li na minha adolescencia. Fiquei com vontade de reler!!!
bjocasss

Valéria Atelier disse...

Olá Sandra,
Adorei a proposta do Blog, estarei sempre visitando .
Também amei o post, seleção adoravel, assisti a todos os filmes.
Parabéns, beijos
Valéria.
http://valeriaatelier.blogspot.com.br/